K-pop Group ‘MustB’ Seeks to Expand Korean Music Presence in Brazil

by Idol Univ

Como foi o show do MustB no Brasil, que ocorreu no sábado (14), um sonho para os fãs de k-pop e cultura coreana. Desde o início do grupo em 2018, Taegeon, Wooyeon, Doha, Soohyun e Sihoo passaram os últimos anos trabalhando em suas músicas e coreografias. O lançamento mais recente foi em 22 de agosto, com o videoclipe da nova música chamada ‘Rush’, que faz parte do novo álbum single do grupo. Essa novidade marca uma nova era para o grupo, mais maduros e conquistando espaço também no Ocidente. Eles explicaram em uma coletiva de imprensa em Brasília, realizada na sexta-feira (13), como se sentem nesta nova fase. “Era um sonho vir ao Brasil, ficamos muito felizes de poder realizá-lo. Quero que quem não conheça comece a amar as músicas”, afirmou Wooyeon. Confira a entrevista completa!

É a primeira vez do MustB no Brasil. Como vocês se sentem com isso?

Wooyeon: Era um sonho vir ao Brasil, ficamos muito felizes de poder realizá-lo. Quero que quem não conheça comece a amar as músicas.

Taegeon: Eu sempre quis vir ao Brasil e fiquei muito feliz de realizar esse sonho, tanto eu quanto o grupo.

Doha: Eu senti que as pessoas são muito amorosas! Hoje eu almocei um churrasco que estava delicioso e quero comer de novo.

Vocês já conheciam alguma coisa sobre o Brasil antes de virem para cá?

Sihoo: Eu conhecia o futebol.

Wooyeon: Sabia que todo mundo é bonito.

Taegeon: Conhecia o churrasco e o cuscuz.

Soohyun: Já sabia que falavam português, muita gente não sabe disso e acham que os brasileiros falam espanhol.

Doha: Eu sabia sobre a Amazônia.

Como vocês esperam que o K-Festival possa contribuir para fortalecer os laços culturais entre o Brasil e a Coreia do Sul?

Wooyeon: No festival, não vão apenas aqueles que gostam da cultura, mas também aqueles que estão interessados em conhecer e se unir. Enfim, será um evento muito legal.

Imaginavam que fariam sucesso além do leste asiático? Como vocês se sentem em conquistar fãs até do outro lado do mundo?

Taegeon: Estamos muito agradecidos porque treinamos muito para sermos um grupo de K-pop. Nós não sabíamos que teríamos essa dimensão e estamos felizes por alcançar isso e por termos vindo para o Brasil.

Vocês têm viajado para vários países este ano. Como se sentem ao levar a cultura coreana e cantar nesses lugares?

Sihoo: É muito legal, eu não sabia que havia tantas pessoas que escutavam k-pop. Fiquei muito feliz em ver como se espalhou rápido e em saber que somos conhecidos.

Vocês gostariam de fazer parceria com algum artista brasileiro?

Doha: Eu não tenho uma pessoa específica em mente porque não conheço muitos artistas, mas gostaria sim. Estaria mais do que disposto a fazer uma parceria no futuro com qualquer um que me chamasse. Acho a música brasileira muito energética e viciante, gosto bastante.

Em 2023, o MustB realizou um comeback com o lançamento do 5º single chamado ‘Rush’. Qual foi o conceito da música?

Soohyun: Para o conceito de ‘Rush’, misturamos um pouco de futebol americano, aquela coisa doida, estava muito quente na hora de gravar e nós corremos muito. Mas foi um dos momentos mais memoráveis.

O grupo tem uma música que os fãs gostam muito, chamada ‘Love Formula’. Qual é a fórmula do amor do MustB?

Taegeon: A fórmula, tanto para o amor quanto para nós mesmos, são os Muffin’s (nome do fã clube do MustB). Amamos vocês!

Qual é a parte mais difícil de um comeback?

Sihoo: Acho que é a dança, quando temos que fazer a performance.

Taegeon: Quando temos que cantar uma música logo em seguida da outra, quando ainda estamos ofegantes e precisamos pegar um ar para cantar novamente.

Qual é a coreografia mais difícil e também a mais fácil de apresentar?

Wooyeon: Acho que a coreografia de ‘Rush’ é a mais difícil, não tenho tempo para respirar, é uma coisa muito louca, um passo atrás do outro. Quando termino, fico sem ar. A mais fácil e a que gosto mais de apresentar é a ‘Love Formula’, tanto que tem muitos desafios postados por aí e as pessoas conseguem seguir a coreografia.

Se vocês não fossem ídolos de k-pop, em que profissões trabalhariam?

Sihoo: Eu seria dançarino.

Wooyeon: Seria modelo.

Taegeon: Eu trabalharia em uma cafeteria.

Soohyun: Seria professor de inglês ou streamer.

Doha: Sou dono da ‘Lotteria’, uma rede de hamburgueria na Coreia do Sul. Me avisem se tiver alguma abrindo aqui, quero ser CEO aqui também.

Existe algo que vocês ainda não tenham realizado na música ou em suas vidas pessoais?

Sihoo: Eu quero ficar fortão! Quero me tornar um fisiculturista até o final do ano.

Wooyeon: Quero fazer uma turnê pelo Brasil.

Taegeon: Quero que o show chegue logo, estou muito ansioso para ver todos os Muffin’s.

Soohyun: Quero aprender português.

Doha: Quero criar um canal no Youtube.

Qual foi o momento mais difícil que vocês passaram?

Taegeon: Um dos momentos mais difíceis foi a pandemia do coronavírus. Não foi difícil apenas para nós como um grupo, mas para todos que passaram pela pandemia. Mas conseguimos passar por isso.

You may also like

Leave a Comment